VIAGEM

Quer empreender: Que tal abrir uma franquia?

Para quem já está habituado com a ideia, já está clara a vantagem de investir em um negócio (para chamar de seu) através do modelo de Franquias. Partindo da premissa que você ainda não pensou no assunto, que tal entender um pouco mais sobre elas e ver se para você, esse é um meio de empreender que vale a pena?

Franquia, do inglês franchising, é um método administrativo de negócios que permite a venda de uma autorização da companhia matriz para que outros empresários usufruam de todo “o penso” ou seja, toda estratégia comercial de sua marca, modelo de infraestrutura, sistemas tecnológicos, conhecimento, fornecedores, venda de seus produtos.

Para que isso ocorra, o interessado entra com um investimento financeiro (que varia de marca para marca), e repassar parte do seu faturamento (royalties) assumindo o compromisso de representar com fidelidade os valores e práticas da sua “nova identidade”. Este padrão de trabalho não gera vínculo empregatício do franqueado com a empresa-mãe.

O sistema de franquias é uma forma de investimento que tem crescido muito nos últimos anos no Brasil, tanto em valores como em número de portas abertas. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) nos últimos 5 anos o percentual de faturamento nacional com franquias cresceu em média 7% ao ano.  

E em abertura de novas lojas, a média beira os 3,8%. Apenas em 2019 foram abertas 7254 unidades no país. A ABF estimou em março de 2020 um índice de faturamento de até 8% e de crescimento de unidades em 6%, números que podem ser afetados pela situação atual.

Se você está amadurecendo a ideia de ter uma franquia, ao invés de criar algo novo, atente aos pontos favoráveis:

MARCA FORTE: ao contrário de abrir uma nova empresa, quando você entra no mercado com uma imagem já consolidada tem mais chances de ter sucesso e retorno financeiro de imediato.

MODELO PRONTO: nada de perder noites pensando na melhor forma de trabalhar, a estratégia à venda já foi pensada e aplicada por outras unidades. Se gostou, é aprender e executar.

SUPORTE: Conte com uma equipe de experts desse negócio para abrir sua loja, orientar quanto ao marketing, preços e até em outras burocracias (como nos treinamentos e no apoio jurídico).

VARIEDADE: o mercado oferece modelos para todos os gostos. Se você tem um valor para investir, pode buscar qual segmento que mais se identifica e filtrar qual trará mais satisfação.